O aço cada vez ganha mais adeptos não em construções de galpões mas sim residenciais, isso acontece pela busca de grandes vãos e grandes balanços, que cada vez cresce mais.
Hoje as casas são feitas para serem toda integrada , cozinha, sala de jantar e sala de estar; por isso os grande vão são necessários, por esse motivo as construções em estrutura metálica ou somente as vigas vem tomando espaço do concreto armado.
Por ser uma material leve. Por exemplo: um vão de 6,00m você teria uma viga de concreto armado de 0,60cm já usando a viga I sua alma seria muito menor que a de concreto. Além de rapidez, a estrutura metálica promete durabilidade.
Vantagens:
* Prazos curtos: o tempo de fabricação médio das peças é de 30 dias e o da montagem, de uma semana a 15 dias. Exemplo: uma casa de 300 m² leva cerca de uma semana para ser montada. Uma de concreto, em torno de três meses.
* Racionalização de material e mão-de-obra: o sistema industrializado evita desperdício e requer menos operários.
* Confecção de trabalhos em paralelo: enquanto se fazem as fundações, as peças metálicas estão sendo fabricadas.
* Obra limpa e organizada: sem depósitos de cimento, areia, madeira e ferragens, o entulho é menor.
* Flexibilidade de reformas: é possível incorporar novos elementos metálicos.
* Maior área útil e distância entre vãos: os pilares e as vigas são mais delgados do que os equivalentes de concreto. Ou seja, a área interna aumenta e a distância entre os pilares também.
* Possibilidade de reciclagem: o aço tem alto valor de revenda e pode ser derretido para a confecção de outras peças.
Desvantagens:
* Risco de custos maiores: se o projeto não levar em conta todos os itens da construção, o preço pode ser de 5 a 20% maior se comparado ao processo tradicional.
* Pouco indicado em construção pequena: como se trata de uma estrutura industrial, não se justifica economicamente a encomenda de poucas peças.
* Dificuldade de transporte: a locomoção é mais complicada em locais ermos ou cidades distantes de centros urbanos.
* Desembolso em curto espaço de tempo: como os prazos são pequenos, o dinheiro tem que estar disponível.
* Necessidade de amarração: a estrutura de aço necessita de perfis complementares para se unir às superfícies de fechamento.
* Contração e dilatação constantes: se essa movimentação característica do aço não for respeitada, podem surgir trincas nas paredes e nos pisos. Deve-se respeitar as especificações de projeto: se ele determinar paredes de tijolos, não é aconselhável usar blocos, por exemplo.
* Precisão é fundamental: Planejar cada detalhe da estrutura de aço e seus desdobramentos pode levar meses. Após a definição do tamanho da construção, a planta é desenhada pelo arquiteto e, só então, encaminhada para um engenheiro calculista, especializado no material. A união dos perfis é feita por meio de parafusos ou soldas.
Fonte: Fórum da Construção